05/09/2024 - O preço de venda e os negócios
Muito importante para uma empresa, que é a formação
do preço de venda. Poucos empresários que se preocupam com a formação dos
preços de venda, utilizando como argumento que o mercado os determina que o
governo já os define, que seguem a concorrência. Existem casos de empresários
que colocam o preço por dedução.
Todas as variáveis são importantes, claro, mas se
não avaliar os componentes do preço, calcular os custos e despesas corretamente,
mesmo que o mercado defina o preço, não há como saber se está obtendo
resultados positivos das vendas efetuadas.
Então é importante calcular os componentes do
preço para:
1. Manter-se competitivo: ao elaborar os preços, devem ser
observados os valores praticados pelo mercado em produtos similares e a
capacidade de poder manter a competitividade da empresa.
2. Cobrir custos e despesas: o preço de venda deve ser suficiente
para cobrir custos e despesas. Por isso, apurar corretamente todos os elementos
que compõem os custos da empresa é fundamental. Muitas empresas apuram alguns
custos principalmente os diretamente ligados aos produtos vendidos e não
incluem a participação dos custos fixos e as despesas administrativas e depois
vendem e não conseguem “enxergar” os resultados.
3. Gerar lucro: o objetivo das empresas é a geração de lucro e
toda a sua estrutura é montada para esse fim. Por isso, é importante calcular
os componentes do preço e avaliar se esses valores praticados garantem a
obtenção de lucro.
4. Possibilitar o crescimento da empresa: se a empresa calcula os
preços adequadamente, pode gerar lucro e isso possibilita seu crescimento e
desenvolvimento, além de garantir a sustentabilidade do negócio.
Entender os termos que serão utilizados no estudo
dos custos de cada negócio. Para formar o preço de venda, torna-se
necessário conhecer os preços médios de mercado e alguns conceitos, como
diferenciar, gastos, custos, despesas, desembolso e investimentos.
Gastos: todo
o sacrifício financeiro que a empresa arca para conseguir ter o produto ou
serviço. Exemplos: compra de matéria-prima e gastos com salários.
Custos: são
os gastos relativos a bens e serviços utilizados para produzir/fabricar outros
bens e serviços que serão vendidos. Exemplo já citado, a matéria-prima.
Despesas: reportam
aos gastos que são consumidos direta ou indiretamente para a realização de
receitas dos produtos ou serviços comercializados. Exemplos: as comissões
sobre as vendas, honorários, aluguel e outros.
Desembolso:
é o pagamento da aquisição de um bem ou serviço, que normalmente ocorre durante
ou após uma compra.
Investimentos: são
todos os gastos ativados em função da utilidade futura de bens ou serviços
obtidos. Exemplo de circulantes: estoques de matérias-primas e produtos para
revenda e de permanentes: máquinas, instalações e equipamentos.
Não se deve apenas calcular o preço de venda dos
produtos. É preciso mais. Para se ter lucro na empresa, é preciso gerenciar os
custos, calcular corretamente o custo de produção e comparar os preços
praticados com a concorrência.
Agora temos que entender composição de custo fixo e
custo variável:
1. Custos fixos: são aqueles que não
se alteram, eles existem independentemente se no mês ocorreu ou não vendas/receitas.
Exemplos: aluguéis, pró-labore, salários;
2. Custos variáveis: são aquele que
estão diretamente ligadas as vendas/receitas que ocorreu no mês, exemplos:
custo da mercadoria vendida, impostos e comissões;
3. Os custos fixos e variáveis: surgem
de a necessidade de uma empresa obter receitas, ou simplesmente pela
necessidade de disponibilizar seus serviços.
Desse modo, as despesas são classificadas em função das áreas onde
ocorrem variar ou não em função do volume de receitas do período.
Comparar os preços com o mercado significa fazer uma pesquisa detalhada
de preços, avaliando o potencial do mercado, a sua posição estratégica, bem
como determinar a fatia de mercado que pretende atingir.
Benefícios
Extras
Lucro
Custo
Preço
Valor
Figura: custo, preço e valor
É necessário saber por que a concorrência está
praticando determinada política de preços e se os preços definidos são fruto de
uma estrutura de custos menor ou de uma estratégia deliberada frente ao
mercado.
A percepção dos consumidores pode ser o fator de
maior subjetividade na definição dos preços de venda porque as opiniões de
valor dos clientes podem ter pouca ou nenhuma relação com o custo da mercadoria
ou com o preço cobrado pela concorrência.
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Referências Bibliográficas:
ü PADOVEZE,
Clóvis Luís. Contabilidade de custos: Teoria, Prática, Integração com Sistemas
de Informações (ERP). São Paulo: Cengage Learning, 2015.
ü MARTINS,
Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2010
ü DUTRA,
René Gomes. Custos uma abordagem prática. 7ª ed. São Paulo: Atlas 2010.
ü CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de
contabilidade de custos. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.