Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.

Qualidade de Vida no Trabalho - práticas e técnicas utilizadas pelas empresas são efetivas?

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018

Autor: Alaxendro Rodrigo Dal Piva

 

Em meus estudos fiz muitos apontamentos nos últimos anos em que direcionam a uma pequena evolução das empresas brasileiras no fator das melhorias das práticas e técnicas utilizadas no seu dia-a-dia, passam a compor seu contexto e ser um diferencial para a sustentabilidade e da competitividade no mundo dos negócios.

A qualidade de vida no trabalho evolui com base em conceitos, teorias e épocas distintas. Tendo em vista a influência exercida por estes três fatores, além de circunstâncias outras oriundas do contexto organizacional em si, é possível traçar um perfil de análise das práticas das organizações que estejam voltadas à melhoria da qualidade de vida no e do trabalho.

Compreende-se que as práticas e técnicas utilizadas pelas empresas são efetivas e contribuem de fato para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores de forma bastante ampla. Essa satisfação reflete nas atividades desenvolvidas pelos colaboradores, gerando um produto final também mais qualificado.

Cabe certa ênfase à questão das oportunidades oferecidas pela empresa, seja no contexto interno da organização, através da rotação das funções e autonomia nas decisões, seja no ambiente externo, por meio de treinamentos, palestras, cursos e demais artifícios que levem a especialização do capital humano da organização.

Em uma perspectiva mais ampla, segundo Sánchez (2001) as práticas organizacionais voltadas ao melhoramento da qualidade de vida no trabalho contribuem para a delimitação de metas e objetivos a serem seguidos por todos. Nesse contexto, a autoestima e a motivação podem ser trabalhadas em momentos tanto de sucesso como de fracasso, criando-se, assim, a resistência necessária para que as barreiras das dificuldades possam ser transpostas com sucesso em todas as situações vividas.

Como continuação do estudo desenvolvido, indica-se a realização de pesquisas voltadas aos pontos mais débeis da empresa com relação à qualidade de vida, para que os mesmos possam ser aprimorados e desenvolvidos o máximo possível, oferecendo um melhor resultado tanto aos colaboradores como aos clientes da organização.

 

Crédito da Imagem: Business image created by Freepik


Voltar
Confira os Últimos Artigos
Página 1 de 2
Rua Manoel Ribas, 665 - Vila Isabel
Pato Branco - Paraná
85504-314
(46)3225-7318
Segunda-Feira à Sexta-Feira das 08:00hrs às 12:00hrs e 13:30hrs às 18:00hrs.